Sexualidade do Homem

Sexualidade do Homem


A saúde sexual é um dos itens de qualidade de vida segundo a Organização Mundial de Saúde. Portanto, é importante que o homem se conheça sexualmente e que trate possíveis dificuldades em sua sexualidade.

Para que o homem consiga ter seu prazer erótico adequado é importante ter desejo, boa ereção e atingir o orgasmo no tempo desejável. Por outro lado, para ter filhos naturalmente, é necessário ter ereção eficaz e ejacular dentro da mulher. Essa função sexual adequada nem sempre é possível e pode ser uma fonte de extrema angústia para o homem. Quanto mais angustiado, maior a chance de ter dificuldades de ereção e ou ejaculação precoce.

Assim,as disfunções sexuais do homem que são:

Disfunção erétil: é a dificuldade de obter ou manter a ereção de boa qualidade, para que ocorra uma boa penetração.

Ejaculação precoce: o homem ejacula rapidamente, o que em geral leva grande frustração à mulher. As classificações mais recentes consideram precoce a ejaculação que ocorre em menos de um minuto de penetração. O ideal é que ambos cheguem ao orgasmo, o tempo de um minuto é relativo.

Desejo sexual diminuído: ocorre quando o homem tem menos pensamentos sexuais, o que diminui a possibilidade de procurar um parceira.

Ejaculação retardada: é mais rara e acontece quando o homem leva um tempo excessivo para conseguir ejacular. Pode acontecer de não chegar ao orgasmo e que a ejaculação não aconteça.

Ejaculação retrógrada: no caso, ocorre o orgasmo mas a ejaculação é no sentido contrário. Assim, ele não libera esperma porque este vai para dentro, no sentido da bexiga.

Disfunção Sexual Induzida por Substância/Medicamento: alguns remédios podem acarretar em várias disfunções sexuais descritas acima. É importantíssimo saber todas as medicações que a pessoa toma e se elas interferem na função sexual.

Além das Disfunções Sexuais, o homem pode ter inúmeras fantasias. Muitas delas funcionam como um tempero para as relações sexuais. Outras, podem ser fontes de sofrimento e merecem atenção terapêutica (vide Transtornos Parafílicos).

O homem pode ser homo, hetero ou bissexual. Pode também ser transexual (vide Homossexualidade e Transexualidade).