DISFUNÇÕES SEXUAIS

Disfunções Sexuais

1- Ejaculação Retardada:

Retardo acentuado na ejaculação ou baixa frequência marcante ou ausência de ejaculação que ocorre em 75 a 100% das vezes por pelo menos 6 meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

2 - Transtorno Erétil:

Pelo menos um dos 3 sintomas (dificuldade acentuada em obter a ereção durante a relação sexual ou dificuldade acentuada em manter uma ereção até o fim da atividade sexual ou diminuição acentuada da rigidez erétil). Os sintomas devem ocorrer em 75 a 100% das vezes por pelo menos 6 meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

3 - Transtorno do Orgasmo Feminino:

Retardo acentuado, infrequência acentuada ou ausência de orgasmo. Ou ainda intensidade reduzida de sensações orgásmicas. Os sintomas devem ocorrer em 75 a 100% das vezes por pelo menos 6 meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

4 - Transtorno de Interesse/Excitação Sexual Feminino:

Pelo menos três dos seguintes sintomas:

Ausência ou redução de interesse pela atividade sexual.
Ausência ou redução dos pensamentos ou fantasias sexuais/eróticas.
Nenhuma iniciativa ou iniciativa reduzida de atividade sexual e, geralmente, ausência de receptividade as tentativas feitas pelo parceiro.
Ausência ou redução na excitação/prazer sexual durante a atividade sexual em 75 a 100% das vezes.
Ausência ou redução na excitação/prazer sexual em resposta a indicações sexuais ou eróticas, internas ou externas como escritas, verbais e visuais.
Ausência ou redução de sensações genitais ou não genitais durante a atividade sexual em 75 a 100% das vezes.
Os sintomas acima (pelo menos 3) persistem pelo menos por seis meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

5 - Transtorno da Dor Gênito–Pélvica/Penetração:

Dificuldades persistentes ou recorrentes com um ou mais dos seguintes sintomas:

Penetração vaginal durante a excitação sexual.
Dor vulvovaginal ou pélvica intensa durante a relação sexual vaginal ou nas tentativas de penetração.
Medo ou ansiedade intensa de dor vulvovaginal ou pélvica em antecipação a, durante ou como resultado de penetração vaginal.
Tensão ou contração acentuada dos músculos do assoalho pélvico durante tentativas de penetração vaginal.
Os sintomas acima (pelo menos 3) persistem pelo menos por 6 meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica. Os sintomas devem ocorrer em 75 a 100% das vezes por pelo menos 6 meses, causando sofrimento significativo para o indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

6 - Transtornos do Desejo Sexual Masculino Hipoativo:

Pensamentos ou fantasias sexuais/eróticas e desejo para atividade sexual deficientes (ou ausentes) de forma persistente ou recorrente. O julgamento da deficiência é feito pelo clínico, levando em conta fatores que afetam o funcionamento sexual, tais como idade e contextos gerais e socioculturais do indivíduo. Os sintomas devem ocorrer por pelo menos 6 meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

7 - Ejaculação Prematura (precoce):

Padrão persistente ou recorrente de ejaculação que acontece durante a atividade sexual com parceira dentro de aproximadamente um minuto após a penetração vaginal e antes do momento desejado. Os sintomas devem ocorrer em 75 a 100% das vezes por pelo menos 6 meses, causando sofrimento significativo ao indivíduo. Não é explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de perturbação grave de relacionamento ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou outra condição médica.

8 - Disfunção Sexual Induzida por Substância/Medicamento:

Uma perturbação clinicamente significativa na função sexual é predominante no quadro clínico. Existem evidências a partir da história, do exame físico ou de achados laboratoriais de ambos abaixo:

Os sintomas sexuais se desenvolveram durante ou logo após a intoxicação ou abstinência de uma substância ou após exposição a um medicamento.
A substância ou medicamento envolvido é capaz de produzir os sintomas sexuais.
A perturbação não é mais bem explicada por uma disfunção sexual que não é induzida por substância/medicamento. A evidência de uma disfunção sexual independente pode incluir o seguinte: os sintomas precedem o início do uso da substância ou medicamento, os sintomas persistem por um período substancial de tempo (por exemplo, em torno de um mês) após a interrupção de abstinência aguda ou intoxicação grave; ou há outras evidências sugerindo a existência de uma disfunção sexual independente não induzida por substância/medicamento (por exemplo, história de episódios recorrentes sem relação com uso de substância/medicamento).