IES

CONHEÇA O IES

O Instituto de Estudos da Sexualidade é um centro de atendimento e de expansão de conhecimentos relacionados à sexualidade que tem como objetivos:

  • Oferecer o que há de mais atualizado em atendimento individual e sigiloso a pacientes de todos os gêneros e orientação sexual que buscam tratamento sistemático relacionado às dificuldades sexuais.
  • Atuar, sempre antenado às mudanças de comportamentos e ideias, com grupos de estudos e promover palestras para profissionais e estudantes da área da sexualidade humana.

O IES oferece atendimento individualizado e sigiloso, indicando o tratamento de forma completa através da análise de três fatores que podem influenciar no comportamento sexual das pessoas:

  • Fatores sociais: conflitos de relacionamento, estresse no trabalho, padrões culturais, etc.
  • Fatores biológicos: presença de doenças físicas, questões hormonais, vascularização, inervação, uso de medicamentos, etc.
  • Fatores psicológicos: doenças emocionais, sentimentos de culpa, ansiedade de desempenho, traumas, etc.

No ensino, o IES atua com palestras científicas e grupos de estudo para o desenvolvimento e atualização de profissionais da área (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores e outros; além de estudantes dessas profissões). Nos Grupos de Estudo são ministradas aulas e realizadas discussões clínicas sobre os temas.

O IES é administrado por Arnaldo Barbieri Filho, médico psiquiatra, sexólogo e Delegado no Estado de São Paulo da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana). Possui mais de 30 anos de experiência em atendimentos individualizados e em grupos, além de participar de congressos brasileiros e internacionais como palestrante.

Dr. Arnaldo Barbieri Filho

Psiquiatra e Sexólogo em Ribeirão Preto. Professor colaborador da Pós-Graduação em Sexualidade Humana da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo (FMUSP). Delegado do Estado de São Paulo da Sociedade Brasileira de estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Mestre em Psiquiatria pela FMUSP (de São Paulo). Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Sexualidade Humana. Secretário de sexologia da Asociación Psiquiátrica de America Latina, representando a Associação Brasileira de Psiquiatria. Palestrante em Congressos de Psiquiatria e Sexualidade (Brasileiro, Latino americano e Mundial). Responsável pela clínica IES.